Segesta Editora

Obras editadas

Ensaio sobre a natureza do comércio em geral

Richard Cantillon

Ensaio sobre a natureza do comércio em geral (1755)

Tradução de Fani Goldfarb Figueira

Com a publicação do Ensaio sobre a natureza do comércio em geral, de Richard Cantillon, a Editora Segesta dá prosseguimento ao seu projeto de divulgação, em língua portuguesa, dos grandes nomes da Economia Política, esta ciência que acredita residir no trabalho o fundamento da organização social.

Cantillon situa-se entre os precursores da Economia Política porque atribui toda a vida à produção humana. Não há forças sobrenaturais nesta história. Os problemas e suas soluções são, todos, humanos. Mesmo nesta ciência, contudo, nem todos tão radicalmente quanto ele entenderam tão profundamente esta questão. Mas é desta radicalidade que emana o prazer e a importância da leitura do Ensaio. Porque vemos, a cada capítulo e a cada página, emergir em toda a sua complexidade o produto maior da ação humana, isto é, o próprio homem. Acompanhar a linha de montagem numa indústria não nos permitiria ver mais claramente do que em suas páginas que cada produto é a quantidade de terra e trabalho que entram em sua composição. O local em que o homem vive, a comida que come, a bebida que consome, a roupa que veste, o tamanho da casa que habita e a dimensão da sua família, tudo se mensura em terra e trabalho. Assim como os homens se organizam, assim são eles.

Embora Cantillon fosse irlandês de nascimento, o Ensaio, escrito originalmente, em francês, provavelmente em 1720, só foi publicado em 1755, pelo célebre Mirabeau, que acreditava dever suas próprias idéias a esta obra.

O leitor ficará gratamente surpreso com a atualidade do tratamento que Cantillon dá às questões mais candentes da vida. Num estilo simples e acessível ele demonstra, a cada página, que somos nós os responsáveis pela organização da sociedade em que queremos viver. Para tanto, diz ele, é preciso, no entanto, lembrar sempre que se a terra é a mãe, o trabalho é o pai de toda a riqueza social.

volta topo

Conheça também a
seção
Artes, Ciências
e Literatura.

Segesta Editora Ltda.
Rua Desembargador Westphalen, 15 . Conj. 1.705
Curitiba - PR . CEP 80010-903 . Tel/Fax. (41) 3233 8783

© 2000-2015 Segesta Editora Ltda. - Todos os direitos reservados.