Segesta Editora

Obras editadas

Tratado mercantil sobre a moeda

Geminiano Montanari

Tratado mercantil sobre a moeda (1683)

Tradução de Marzia Terenzi Vicentini

  • 223 páginas;
  • 23 x 16 cm;
  • 0,380 kg;
  • ISBN 85-89075-05-2
  • preço R$ 47,00
  • como comprar
  • Faça download do livro (pdf: 960KB)

A "invenção maravilhosa" — sobre a qual escrevia o astrofísico de Módena, Ottavio Finetti, sob o pseudônimo de Geminiano Montanari, tratando da moeda, que ele já entrevia como um meio pelo qual cada homem, estando em sua casa, podia prover-se de "todas as mercadorias" e desfrutar delas, uma vez que "todo o globo terrestre" havia se tornado quase como "uma única cidade" — se não tivesse sido descoberta por ele há mais de trezentos anos, poderia ser a melhor descrição possível das atuais transações eletrônicas (comércio e moeda), efetuadas através da rede de internet.

Pelo contrário, o dinheiro era ainda metal sonante, e as mercadorias eram transportadas pelos navios das grandes companhias do capital comercial, o qual apenas incubava o capitalismo propriamente industrial.

Uma tal circunstância deve fazer refletir. Ainda que o homem de inteligência sutil e observador atento de tudo o que podia divisar em volta dele — assim que ele deve sua fama à notável descoberta da variedade da estrela Algol — mas, talvez, exatamente por essas razões, Finetti não fez senão observar as potencialidades universais do dinheiro que estava rapidamente transformando em capital em escala mundial.

Por isso, excluindo que ele quisesse formular profecias, só resta constatar como o conceito da dimensão e alçada mundial do dinheiro e do capital já estivesse plenamente perceptível a uma mente aguda.

Gianfranco Pala

volta topo

Conheça também a
seção
Artes, Ciências
e Literatura.

Segesta Editora Ltda.
Rua Desembargador Westphalen, 15 . Conj. 1.705
Curitiba - PR . CEP 80010-903 . Tel/Fax. (41) 3233 8783

© 2000-2015 Segesta Editora Ltda. - Todos os direitos reservados.